Envie críticas e sugestões para o nosso e-mail: diarionazarezinhense@gmail.com

domingo, 4 de dezembro de 2011

Popular denuncia descaso com a saúde de Nazarezinho

Neste dia 01/12/2011 ocorreu um fato lamentável em nossa cidade, o agricultor Edinaldo Ferreira dos Santos, conhecido por Naldinho de Joaquinzinho, procurou a imprensa Sousense (programa de Ademar Nonato) no intuito de denunciar a situação caótica em que se encontra a Saúde do Município de Nazarezinho. O popular perdeu a sua esposa recentemente na cidade de João Pessoa após complicações no parto. A criança, que nasceu prematuramente, sobreviveu as dificuldades e obteve alta médica na data de 01/12/2011. Impossibilitado financeiramente de trazer sua filha para casa, o popular resolveu então procurar o Gestor do Município visando conseguir uma ambulância que pudesse fazer o deslocamento, contudo, a resposta dada pelo prefeito Júnior Braga (PTB) foi bastante dura e humilhante, já que o administrador propôs custear a passagem de ônibus do pai da criança até a cidade de João Pessoa ficando por conta de Naldinho as demais despesas com a viagem. O agricultor afirmou então não ter condições de trazer sua filha em um ônibus, tanto por questões de ordem financeira como também pela inviabilidade de transportar uma criança que nasceu prematuramente e passou vários dias na encubadora do hospital, tendo ainda que levar mais alguém consigo para ajudá-lo. Foi aí que veio a dura e humilhante resposta do senhor prefeito:

 “-Se você não tem condições de buscar sua filha, também não tem condições de criá-la...”

É inadmissível a conduta apresentada pelo prefeito Juninho Braga (PTB), já que o mesmo, no decorrer da campanha eleitoral que o tornou vitorioso, afirmava em seus discursos que o cidadão nazarezinhense teria uma saúde de referência entre as demais cidades do interior do Estado, afirmando inclusive que ninguém iria até a prefeitura pedir algum remédio e sim buscá-lo já que o medicamento é um direito da pessoa que dele necessita.

Ao assumir a prefeitura do Município, Juninho Braga (PTB) recebeu a pasta da saúde com duas ambulâncias Fiat Ducato seminovas, um fiat uno do PSF também seminovo, a maternidade municipal reformada pelo ex-prefeito Gilson Luiz (DEM) e os PSF's em pleno funcionamento. Hoje nem sequer uma ambulância em condições de viajar até a capital o município tem. Recentemente perdemos uma ambulância do SAMU em virtude da falta de habilidade do gestor no sentido de tirar o município da inadimplência. Informações dão conta que a cidade está prestes a perder os recursos financeiros de um de seus PSF's, o que agravaria ainda mais a situação.

Para se ter uma ideia do atraso da cidade em relação as suas vizinhas, recentemente tive a oportunidade de conhecer na cidade de João Pessoa a casa de apoio da cidade de Monte Horebe, com uma população de 4.508 (IBGE - Censos 2010), que fica localizada no Cristo e atende os munícipes daquele município com dormitórios masculino e feminino, área de lazer (TV, som, ect), refeitório com três refeições diárias e trasporte para o deslocamento dos doentes para suas consultas médicas.

Enquanto isso, ficamos totalmente distantes dessa realidade, não tendo sequer a prestação dos serviços mínimos de saúde, enfrentando barreiras muito difíceis de serem ultrapassadas, principalmente pelo pequeno agricultor.

Felizmente o senhor Jesus Cristo coloca na mente e no coração das pessoas a solidariedade e o sentimento de amor ao próximo, e após a ligação do agricultor várias pessoas se comprometeram em ajudá-lo, inclusive empresários e pessoas da cidade de Sousa que uniram-se para realizar o deslocamento de sua filha até a sua residência, e ao contrário do que afirmou o insensível e desumano Juninho Braga, Naldinho terá a ajuda divina e conseguirá sim criar a sua filha.

Diêgo Silva Leon


Nenhum comentário: