Envie críticas e sugestões para o nosso e-mail: diarionazarezinhense@gmail.com

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Município de Nazarezinho realiza Audiência Pública e implantará a Gestão de Coleta Seletiva do lixo na cidade

A prefeitura Municipal de Nazarezinho, com assessoria da empresa Realmix, sediada na cidade de Campina Grande-PB, realizou na manhã desta sexta-feira, 03 de fevereiro de 2012, Audiência Pública para tratar da aplicação da lei 12.305, de 02 de Agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A Audiência contou com a participação de boa parte da população, já que um bom número de cidadãos e autoridades compareceu ao Centro Social de Educação "Edilton Cesar Nitão", além da presença do Doutor José Farias, Promotor Estadual do Meio Ambiente, ministrando sua palestra sobre a necessidade de implantação da referida lei em todos os municípios do país, explicando termos técnicos da lei, a importância da iniciativa para o meio ambiente, a necessidade de colaboração da população e demais exclarecimentos referentes ao processo.


Segundo o Promotor do Meio Ambiente (foto ao lado direito), o município de Nazarezinho-PB é o primeiro das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste a dar início ao processo de Gestão de Coleta Seletiva do lixo.


Coleta seletiva ou Recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de plásticos, papéis, metais e vidros.

A separação na fonte evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.

A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONG's estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil. Acreditamos que na nossa cidade também serão gerados alguns novos empregos com a implantação da coleta seletiva.


Assim, a partir de 1º de Março deste ano a Prefeitura Municipal realizará a coleta seletiva do lixo e cada cidadão deverá separar o lixo produzido em sua residência, ou seja, o lixo seco reaproveitável numa sacola (plástico, papéis, metais e vidros), o lixo molhado numa outra (resíduos alimentares) e o lixo seco não-aproveitável numa terceira sacola (lixo de banheiro). A prefeitura deverá montar uma estrutura que viabilize a colete seletiva na cidade. Muita coisa precisa ser feita. A conscientização da população é o primeiro passo. Parabenizamos a iniciativa da administração e esperamos que a ideia saia do papel.


  



Diêgo Silva Leon
Fotos do Conexão Sertão

Nenhum comentário: