Nesta segunda-feira (13), o Vereador Renemarcos Maciel (PSB) procurou a imprensa sousense para relatar um fato bastante curioso, no mínimo intrigante, que ocorreu na Prefeitura Municipal de Nazarezinho. Renemarcos encontrou três empenhos da Prefeitura, referentes aos meses de Maio, Junho e Julho, totalizando o valor de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais) em nome de Amanda Rosa Leal de Oliveira, Médica Clínica Geral, que segundo o vereador não trabalha no município, uma vez que a profissional nunca foi vista prestando seus serviços em Nazarezinho, conforme consta no balancete enviado à Câmara de vereadores pela administração pública municipal.
O vereador vinha investigando o caso já há alguns dias, e resolveu levar os fatos ao conhecimento da população através da imprensa depois que descobriu que a médica presta serviços no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital do Estado.
Após entrar em contato com o Hospital o vereador foi informado por uma funcionária daquele hospital que a médica trabalha lá há cerca de um ano e que todos os dias dá plantão naquela base.
De posse dessas informações, o vereador tirou as conclusões de que era impossível Dra. Amanda, num mesmo dia, prestar serviços nas cidades de João Pessoa e Nazarezinho, distantes 450 KM.
- O que mais admirei foi encontrar nos balancetes empenhos em nome da Médica, Amada Rosa Leal Oliveira para cobrir o PSF, onde todos nós sabemos que o PSF não funciona em Nazarezinho. O Prefeito fechou os Postos de Saúde dos Sítios: Trapiá, Olho D´água, Boa Vista, e Águas Belas. O PSF deveria estar funcionando com um Agente de Saúde, uma Enfermeira e um Médico. Contudo, desde o 1º dia do Mandato de Júnior Braga que um Médico não atende na Zona Rural. Relatou o vereador.
O vereador cobra explicações da gestão pública do município e ameaça levar o caso ao conhecimento do Ministério Público Estadual.
- Eu quero, pelo menos, que o Prefeito se explique, e diga aonde essa Médica deu os seus plantões, ou, alguma pessoa de Nazarezinho, diga, aonde foi atendida por essa Médica. A gente quer uma explicação. A gente quer saber o que o Senhor Prefeito anda fazendo com o nosso dinheiro, com o dinheiro do povo. A saúde do município encontra-se numa situação muito precária. Você vai até um posto de saúde em Nazarezinho, e não tem médico de maneira alguma. O povo vem sofrendo com isso. Nazarezinho tem apenas uma Ambulância. A gente ver aí o caso de outras cidades, como: Lastro, Santa Cruz, que conseguiram Fiat Uno para o PSF, que têm Médico de segunda a sexta, têm ortopedista e pediatra. E no caso de Nazarezinho, o único pediatra que tinha, o Prefeito Júnior Braga não soube manter, que era Dr. Valdemir, um dos melhores pediatras. E está perdendo médicos. A gente está vendo a saída de Dra. Maria do Socorro que teve que sair de Nazarezinho, devido ao salário. É assim que se encontra a saúde de Nazarezinho, finalizou.
O Secretario de Saúde do município, Dr. Cordeiro, entrou em contato com a imprensa sousense e afirmou que a médica teria recebido as quantias e repassado à profissional que a substituiu nos plantões que não esteve presente na cidade de Nazarezinho, o que acabou gerando ainda mais polêmica já que o serviço público é algo pessoal e instransferível.
Diêgo Silva Leon com informações do Sertão Informado
Nenhum comentário:
Postar um comentário